O Zé e o Manel
O Manel nunca fez nada na vida. Pelo menos que se visse.
Sempre foi um tipo esperto, com um bom paleio e acima de tudo com noções muito avançadas sobre o que resulta em termos de gerir aparências (leia-se fachada) e por isso também aprendeu com mestria a lidar com o culto da imagem.
O Manel no entanto precisa de dinheiro e dinheiro nunca lhe faltou porque tem um amigo, o Zé (embora o Zé seja mais amigo do Manel que o Manel do Zé) que ao contrário do Manel, trabalha que se farta e ganha para os dois.
O pior é que o Zé guarda o dinheiro num cofre a que o Manel tem acesso porque tem a chave do cofre e pode mexer no dinheiro à vontade sem que o Zé possa fazer algo para o impedir.
O Zé está cada vez mais chateado com o seu amigo Manel.
Ainda por cima o Manel, que nunca precisou de ganhar dinheiro na vida e como todos os que assim são, não lhe custa nada gastá-lo, tem feito vida de rico. Ele é carros, mordomias, cartões de crédito, secretárias aos montes (das de madeira e das de carne e osso).
Ora, por mais que o Zé se esforce, o dinheiro que sai, é mais que o dinheiro que entra.
Agora o Manel está a ver que gastou mais do que o Zé ganhou.
E o saldo está no vermelho.
E o Manel diz que tem que tirar mais dinheiro do cofre. O Zé, que cada vez é menos parvo, já percebeu que quanto mais dinheiro o Manel tem, mais dinheiro o Manel gasta.
E que portanto a solução não é dar-lhe mais dinheiro, mas sim menos para ver se ele aprende a poupar de uma vez por todas.
O problema é que o Manel é que manda no Zé.
E o Zé está à rasca.
Porque está a ver que anda a trabalhar para o boneco e que mais uma vez é ele que vai pagar a factura das manias de grandeza do Manel.
Legenda:
Zé: Os contribuintes
Manel: Os governos que têm (des) governado este País
Cofre: PIB
Chave do cofre: Impostos
Saldo no vermelho: Défice
Tirar mais dinheiro do cofre: Aumento de impostos.
1 Comments:
Só de saber que vou passar a ser um Zé.. =S
Enviar um comentário
<< Home