sábado, maio 21, 2005

O que é "verdade"?

O meu amigo Benfiquista Joaquim Varela do desblogueador de conversa, acusa-me de incoerência, no que eu escrevi no post “Défices” por dizer que os dirigentes do SCP estão a fazer um bom trabalho mas ao mesmo tempo e no mesmíssimo post também os criticar.

No entanto o que eu faço é uma abordagem do mesmo assunto sob diferentes pontos de vista.

Posso eventualmente ser acusado de estar errado mas ao menos o erro é sempre o mesmo. Até que me provem que estou errado que nesse caso mudarei a minha opinião.

Porque, conforme já escrevi mais do que uma vez (e esta não será a última), eu não sou o dono da verdade.

Mas isso não quer dizer que ela (a verdade) não exista.

A verdade, se é que ela existe, tem sido procurada por muitos e aparentemente tem sido difícil encontrá-la. Muitos têem chegado até à conclusão que é mesmo impossível achá-la e que realmente ela pura e simplesmente não existe.

Os filósofos Gregos fizeram sobre a verdade as mais diversas teorias, chegando quase todos eles à conclusão que a verdade absoluta não existe e que o que existe sim, são várias verdades à medida de cada um. Ou seja, como diz o povo, cada cabeça sua sentença.

Também hoje é um pouco assim.

Cada um tem a sua própria verdade. E algumas dessas verdades não passam de mentiras repetidas muitas vezes e talvez durante muitos anos.

Alguns dos que as inventaram, já nem se encontram entre nós, mas deixaram um legado aos que vieram depois que por sua vez beberam dos que partiram, a sabedoria que encaram como verdadeira. Alguns porque lhes convém acreditar nela (nessa sabedoria), outros porque simplesmente nela acreditam.

Mas esperem… eu desviei-me da conversa… falávamos de futebol…

Ah sim… O amigo Varela diz que eu fui incoerente.

Ora bem caro Varela, eu quando digo que os dirigentes do SCP fizeram um bom trabalho refiro-me ao que fizeram de bom:

A academia, o estádio, o profissionalismo, a imagem de credibilidade e desportivismo que transmitiram ao clube. Tudo coisas que orgulham o típico adepto do SCP.

Especialmente a questão do desportivismo já que o Sporting sempre foi e parece que quer continuar a ser um clube diferente.

No entanto isto não quer dizer que estejam acima de qualquer crítica. E eu critico aquilo que na minha modesta opinião fizeram de mal.

São portanto dois pontos de vista diferentes. No que diz respeito a coerência, a minha é esta:

Eu quero é o melhor para o SCP que é o clube de que desde que me conheço como gente aprendi a gostar.

Mas este aspecto tem uma importância relativa na minha vida, porque ao contrário de alguns dos meus amigos Benfiquistas, eu tenho outras motivações na vida.

Mas quanto ao gostar do SCP, isso eu não posso mudar mesmo que queira.

É como tu amigo Varela. Tu na realidade tens uma mente mais parecida com um adepto típico do SCP, porque te reconheço algum desportivismo e bom senso.

O que estraga tudo é esse teu coração Benfiquista.

Isto é só a minha opinião. Posso estar enganado. Afinal, eu não sou o dono da verdade.

Mas isso não quer dizer que ela não exista.

A questão é muito mais profunda. Alguém perguntou em tempos: “Verdade? O que é 'verdade'?”

Só que depois escolheu o comprimido azul e provavelmente nunca achou a resposta.