segunda-feira, maio 30, 2005

Riscas verdes e brancas

No passado Domingo uma equipa com um equipamento às riscas verdes e brancas que jogou bom futebol, disputou um título contra uma equipa que vestia de vermelho, que não jogou nada e teve umas ajudas do árbitro.

No passado Domingo repetiu-se o que se passou na Superliga 2004/2005 com a exceção de que desta vez ganhou a equipa que vestia de verde e branco.

Eu bem avisei que "...o futebol ainda é um jogo em que no início existem sempre onze contra onze e três resultados possíveis e que no final tal como no início a questão se resume a números."

terça-feira, maio 24, 2005

O Zé e o Manel

O Manel nunca fez nada na vida. Pelo menos que se visse.

Sempre foi um tipo esperto, com um bom paleio e acima de tudo com noções muito avançadas sobre o que resulta em termos de gerir aparências (leia-se fachada) e por isso também aprendeu com mestria a lidar com o culto da imagem.

O Manel no entanto precisa de dinheiro e dinheiro nunca lhe faltou porque tem um amigo, o (embora o Zé seja mais amigo do Manel que o Manel do Zé) que ao contrário do Manel, trabalha que se farta e ganha para os dois.

O pior é que o Zé guarda o dinheiro num cofre a que o Manel tem acesso porque tem a chave do cofre e pode mexer no dinheiro à vontade sem que o Zé possa fazer algo para o impedir.

O Zé está cada vez mais chateado com o seu amigo Manel.

Ainda por cima o Manel, que nunca precisou de ganhar dinheiro na vida e como todos os que assim são, não lhe custa nada gastá-lo, tem feito vida de rico. Ele é carros, mordomias, cartões de crédito, secretárias aos montes (das de madeira e das de carne e osso).

Ora, por mais que o Zé se esforce, o dinheiro que sai, é mais que o dinheiro que entra.

Agora o Manel está a ver que gastou mais do que o Zé ganhou.

E o saldo está no vermelho.

E o Manel diz que tem que tirar mais dinheiro do cofre. O Zé, que cada vez é menos parvo, já percebeu que quanto mais dinheiro o Manel tem, mais dinheiro o Manel gasta.


E que portanto a solução não é dar-lhe mais dinheiro, mas sim menos para ver se ele aprende a poupar de uma vez por todas.

O problema é que o Manel é que manda no Zé.

E o Zé está à rasca.

Porque está a ver que anda a trabalhar para o boneco e que mais uma vez é ele que vai pagar a factura das manias de grandeza do Manel.

Legenda:

: Os contribuintes
Manel: Os governos que têm (des) governado este País
Cofre: PIB
Chave do cofre: Impostos
Saldo no vermelho: Défice
Tirar mais dinheiro do cofre: Aumento de impostos.

segunda-feira, maio 23, 2005

Papoilinha saltitante

Depois desta semana terrível que culminou com a vergonhosa derrota em casa com o Nacional, sendo que a vergonha maior foram as notícias que depois vieram à baila, compreenderão que não me apetece falar muito do SCP.

Além do mais o que se impõe é falar da vitória do Benfica e encontrar nesse acontecimento, à primeira vista desagradável para os adeptos do SCP, algum motivo de alegria.

Por isso aqui vos deixo a já uma vez aqui referida Débora, minha sobrinha e adepta doente do Benfica.

Pela primeira vez nos seus doze anos de vida tem a oportunidade festejar uma vitória das “papoilas saltitantes”.

Salta Debinha, salta!



Aproveito para dar os parabéns a esta doida varrida que, cumprindo uma promessa feita caso o Benfica fosse campeão, cortou o cabelo a pente três.

E já agora também dou os parabéns a este lampião que devia ser proibido de fazer a emissão que fez hoje numa rádio nacional.

Passou o hino do Benfica pelo menos umas 10 vezes!

Deve haver de certeza uma lei contra isso.

E um organismo qualquer onde apresentar queixa.

Quando o descobrir tás lixado pá!

domingo, maio 22, 2005

Ser Sporting

A pedido de um amigo, e para finalizar da melhor maneira esta sequência de posts sobre futebol, aqui vos deixo o hino do SCP.

Aquele que na minha opinião melhor descreve a essência do que é ser do Sporting.

Aquele clube que é diferente até no nome:

Sporting Clube de PORTUGAL.

Foi o primeiro hino que aprendi penso que será um dos mais, se não O mais antigo. Acho que isto é apenas o refrão.

Foi-me ensinado pelo Pedro Lizzard. Meu grande amigo e primo (mais irmão que primo) e companheiro de blog (embora quase sempre ausente).

Dedico-o a ti Pedro.

"Ser Sporting é cantar como nós.
O futuro a grande vitória.
O Presente é unirmos a voz.
Com orgulho na nossa memória.
Ser Sporting é verde de esperança.
De um golo na grande final.
É um rugido que ao mundo se lança.
É Sporting e é Portugal."

sábado, maio 21, 2005

O que é "verdade"?

O meu amigo Benfiquista Joaquim Varela do desblogueador de conversa, acusa-me de incoerência, no que eu escrevi no post “Défices” por dizer que os dirigentes do SCP estão a fazer um bom trabalho mas ao mesmo tempo e no mesmíssimo post também os criticar.

No entanto o que eu faço é uma abordagem do mesmo assunto sob diferentes pontos de vista.

Posso eventualmente ser acusado de estar errado mas ao menos o erro é sempre o mesmo. Até que me provem que estou errado que nesse caso mudarei a minha opinião.

Porque, conforme já escrevi mais do que uma vez (e esta não será a última), eu não sou o dono da verdade.

Mas isso não quer dizer que ela (a verdade) não exista.

A verdade, se é que ela existe, tem sido procurada por muitos e aparentemente tem sido difícil encontrá-la. Muitos têem chegado até à conclusão que é mesmo impossível achá-la e que realmente ela pura e simplesmente não existe.

Os filósofos Gregos fizeram sobre a verdade as mais diversas teorias, chegando quase todos eles à conclusão que a verdade absoluta não existe e que o que existe sim, são várias verdades à medida de cada um. Ou seja, como diz o povo, cada cabeça sua sentença.

Também hoje é um pouco assim.

Cada um tem a sua própria verdade. E algumas dessas verdades não passam de mentiras repetidas muitas vezes e talvez durante muitos anos.

Alguns dos que as inventaram, já nem se encontram entre nós, mas deixaram um legado aos que vieram depois que por sua vez beberam dos que partiram, a sabedoria que encaram como verdadeira. Alguns porque lhes convém acreditar nela (nessa sabedoria), outros porque simplesmente nela acreditam.

Mas esperem… eu desviei-me da conversa… falávamos de futebol…

Ah sim… O amigo Varela diz que eu fui incoerente.

Ora bem caro Varela, eu quando digo que os dirigentes do SCP fizeram um bom trabalho refiro-me ao que fizeram de bom:

A academia, o estádio, o profissionalismo, a imagem de credibilidade e desportivismo que transmitiram ao clube. Tudo coisas que orgulham o típico adepto do SCP.

Especialmente a questão do desportivismo já que o Sporting sempre foi e parece que quer continuar a ser um clube diferente.

No entanto isto não quer dizer que estejam acima de qualquer crítica. E eu critico aquilo que na minha modesta opinião fizeram de mal.

São portanto dois pontos de vista diferentes. No que diz respeito a coerência, a minha é esta:

Eu quero é o melhor para o SCP que é o clube de que desde que me conheço como gente aprendi a gostar.

Mas este aspecto tem uma importância relativa na minha vida, porque ao contrário de alguns dos meus amigos Benfiquistas, eu tenho outras motivações na vida.

Mas quanto ao gostar do SCP, isso eu não posso mudar mesmo que queira.

É como tu amigo Varela. Tu na realidade tens uma mente mais parecida com um adepto típico do SCP, porque te reconheço algum desportivismo e bom senso.

O que estraga tudo é esse teu coração Benfiquista.

Isto é só a minha opinião. Posso estar enganado. Afinal, eu não sou o dono da verdade.

Mas isso não quer dizer que ela não exista.

A questão é muito mais profunda. Alguém perguntou em tempos: “Verdade? O que é 'verdade'?”

Só que depois escolheu o comprimido azul e provavelmente nunca achou a resposta.

"Portugal dos pequeninos"

Porque o objectivo d' A Matriz é apontar a realidade por trás das aparências, por trás do que é escondido ou ocultado para nos manter a dormir, passo a transcrever um texto de Paulo Garcia na SIC Online do dia 11 de Maio passado, como um exemplo de alguém que, na minha opinião, anda com os olhos abertos no que à realidade do futebol Luso diz respeito.

Com a devida vénia:

"Portugal dos pequeninos...

Há uma incoerência no futebol português que começa a transformar-se num dilema indecifrável: afinal o futebol português é, ou não, nivelado por baixo?

E, quando todos referimos nos nossos comentários que o nível qualitativo é baixo, estamos a centralizar a nossa crítica em que área:

- Na qualidade futebolística ou falta dela?

- Na incompetência organizativa a que não falta, desgraçadamente, o expectro habilidoso do alinhamento rasteiro e da chica-espertice clubística?

- Na colocação de dirigentes, publicamente vinculados a determinados clubes, à frente de outros clubes (mais pequenos, claro) com o intuito de falsificar resultados, abrindo caminho para a compra não só da dignidade desses mesmos pequenos clubes (quase sempre falidos, sem apoios de ninguém), mas também para a compra do seu património a realizar (terrenos, prédios, bombas de gasolina, etc) com lucros posteriores a repartir por vários interessados menos o desgraçado do próprio clube (pequeno e desprotegido) que apenas serve de escudo para o branqueamento das negociatas?

- Nas jogadas de bastidores, que de bastidores já são cada vez menos?

- No execrável nível pessoal e intelectual da grande maioria dos dirigentes que o futebol português continua a ser capaz de inventar ?

- No ar passivo, tolerante, de aparente cumplicidade em que os nossos árbitros se deixam cair, como se de uma sociedade secreta e manobrável se tratasse?

Falamos de quê, afinal, quando levantamos a voz e gritamos que NÃO GOSTAMOS DO FUTEBOL DE CÁ - da nossa terrinha ?

E onde é que encaixam afinal, os grandes êxitos do futebol português a nível internacional?

- Das grandes vitórias do FC Porto, que por serem constantes se afirmam como imagem de qualidade nacional reconhecida?

- Do vice-título da selecção portuguesa no Euro?

- Da soberba campanha do Sporting na Taça UEFA, culminada com a presença, para já, na final ?

Caberá esta onda nata de qualidade no nosso quintalzinho de pontapé na bola?

Será legítimo chamar a isto FUTEBOL PORTUGUÊS?"

Paulo Garcia - Jornalista

Adenda ao post "Défices"

Depois de ter tido oportunidade de ver os golos do CSKA no dia seguinte ao da realização da Final da Taça Uefa, impõe-se acrescentar mais um culpado aos que já apontei: o inevitável Ricardo (Labreca para os amigos).

Na minha opinião o Ricardo é culpado nos três golos.

No primeiro porque inicialmente hesitou em saír dos postes e depois errou o tempo de salto, no segundo porque a bola lhe passou por entre as pernas e no terceiro porque hesitou por uns instantes e perdeu o ângulo.

Parece má vontade minha contra o Ricardo, mas depois de falar com um ex-guarda redes que jogou no Estrela da Amadora na altura em que o Estrela foi à final da taça e jogava na primeira divisão, ele confirmou esta minha opinião até reforçando-a já que no segundo golo eu não tinha a certeza se a bola tinha mesmo passado no meio das pernas do Ricardo.

Dito isto, desejo ao Ricardo as maiores felicidades no seu próximo clube, seja o Inter ou outro clube qualquer.

Mas se o Ricardo tem o desejo de algum dia vir a ser um bom guarda-redes - porque na minha modesta opinião não o é - ele precisa de adquirir em mais quantidade uma qualidade que lhe falta: humildade.

Se ele fôr modesto e reconhecer as suas limitações técnicas para a posição que ocupa, então terá possibilidades de melhorar e evoluir como guarda-redes.

Quem já se acha muito bom e nunca admite um erro, não aprende nada porque pensa que já sabe tudo.

É um conselho que lhe dou tendo como base algum apreço que sinto pelo Ricardo, porque, é justo dizê-lo, ele mostrou ao longo desta época muita dedicação ao clube e sempre foi um profissional correto.

Deve-se apreciar isso e dar a esse aspecto o devido valor.

O Ricardo deu tudo o que tinha para dar ao SCP. Tinha era pouco para dar.

quarta-feira, maio 18, 2005

Défices

Morrer na praia duas vezes. Foi o que aconteceu ao Sporting nesta semana negra em que esteve tão perto do céu e desceu ao inferno. Duas vezes.

Infelizmente não vi o jogo por afazeres profissionais, mas tenho que confessar que não fiquei muito surpreendido depois do jogo que o SCP fez na luz.

Nestas ocasiões é sempre fácil arranjar culpados, mas o facto de isso ser assim não quer dizer que efectivamente eles não existam.

E na minha opinião existem!

O Sr José Peseiro é funcionário do SCP. Foi contratado por uma equipe de gestores profissionais e pagos a peso de ouro que estão a fazer um bom trabalho em termos de gestão, que é o que se exige a quem é profissional e bem pago. Como tal existe toda a legitimidade para se exigir o mesmo aos restantes funcionários do clube, que já é mais que um clube é também uma SAD ou por outras palavras uma empresa.

O Sr Peseiro teve da minha parte o benefício da dúvida até à final da taça pois se o SCP a ganhasse ele apresentaria resultados, não os melhores possíveis mas apresentaria algum.

No entanto falhou. E por culpa própria. Porque é o líder. Porque é o que responde em última análise pelos resultados da equipa, bons ou maus.

E porque eu sei que não teve a mínima interferência no seu trabalho.

Portanto:

É da exclusiva responsabilidade do Sr Peseiro não impôr a disciplina necessária ao Sr Liedson, que viu um amarelo de propósito no jogo com o Guimarães para estar a descansar para se poder mostrar em grande na montra europeia tendo em vista a sua própria ambição e os seus objectivos pessoais. Que não eram compatíveis com o objectivo do SCP ganhar ao Benfica e ser campeão.

Aliás, em várias alturas da época o Sr Liedson mostrou ser alguém que pensava essencialmente nele e não na equipa.

Os exemplos são muitos e sobejamente conhecidos, por tão falados. E ainda mais grave, a história já nem sequer é nova no clube embora com outro actor também Brasileiro.

Infelizmente para o Sr Liedson e também para o clube que lhe paga o ordenado, a exibição foi muito frouxa.

Nem poderia ser melhor depois de andar a semana toda a pensar nas suas novas botas (mais uns milhares em patrocínio para o seu bolso) e a pensar nos milhares de euros que ia ganhar depois de marcar muitos golos na final.

O Sr Liedson esqueceu-se que ANTES de ter os milhões é preciso trabalhar. Ou melhor dizendo: produzir. DEPOIS é que se pensa nos milhões e nos carros e no resto que os milhões trazem.

Deve ser dos ares de Portugal que por cá esse é um mal antigo do qual sofrem também muitos Portugueses... mas isso são outras contas... outros défices.

O défice de que se fala aqui é de qualidade. O Sr Peseiro não tem qualidade suficiente para treinar uma equipa como o SCP.

Mostrou isso pela forma como o SCP jogou na Luz e novamente neste jogo da Final da Taça Uefa voltou a cometer erros infantis, que de tão óbvios me vou abster de os comentar, mas não resisto a comentar um:

Substituição de Moutinho a minutos do final por um Hugo Viana em claríssima má forma. Porquê?

Talvez pelo mesmo motivo que o Moutinho ficou no banco no jogo com o AZ Alkmar em Alvalade, para grande felicidade do treinador adversário. E também pelo mesmo motivo que tirou o Tinga a meio da 1ª parte, no jogo com o Vitória de Setúbal da primeira volta.

O motivo é simples: O Sr Peseiro não percebe o suficiente de futebol para treinar uma equipa como o Sporting. E imitar o Mourinho com decisões daquelas que ninguém espera só funciona com alguém como o Mourinho, que realmente percebe (e muito) de futebol.

Por isso o Sr Peseiro só tem uma coisa a fazer. Pedir a sua demissão. E caso isso não aconteça os Srs administradores do SCP devem demiti-lo.

É preferível pagar a indemnização do que comprometer a próxima época.

Só não vendam é o Moutinho para pagar a indemnização ao treinador. Não cometam o mesmo erro que cometeram ao vender o Cristiano Ronaldo. Porque embora a SAD tenha que dar dividendos aos accionistas, não se esqueçam que o SCP ainda é um clube e precisa ganhar uns jogos de vez em quando e para isso precisa de bons jogadores.

Tenham um pouco de paciência que se esperarem um bocadinho vão ver que daqui a um ano o Moutinho vale ainda mais, e se calhar até ganham uma comissão maior.

Ou será que têem que sacar tudo já este ano? A menos que achem que para o ano já não estão no poleiro.

Pois... são os ares deste país... mas isso são outros défices.

O défice de que se fala aqui é de objectividade.

É pensar nos louros antes de os conquistar. Querem ver?


In Site do Sporting em 17 de Maio de 2005:

Pedro Barbosa “Queremos ser grandes e ficar na História”

José Peseiro : “Queremos dar uma alegria aos portugueses”

Valery Gazzaev (Treinador do CSKA): “A ambição é ganhar”


Pois... Onde é que eu já vi isto?

Ah já sei!

Foi no Euro 2004.

A procissão da vitória desde Alcochete e os barcos na Vasco da Gama e as bandeiras e tal... ANTES de ganhar.

Ah! Pois é... faltava ganhar...

Mas isso são outros... défices.

Eu tal como já aqui disse "não ligo muito a estas coisas do futebol". São desabafos.

A minha ira contra o Sr Peseiro e o Liedson e outros eventuais culpados, é relativa, pois não investi nem um tostão nesta história toda.

O que eu realmente não perdôo é terem feito sofrer esta adepta de 5 anos
que viu o último Benfica X Sporting a meu lado e após o qual chorou copiosamente, e de certeza que hoje foi outra choradeira igual.

Isso eu não perdôo, que a Bruna coitadita, não entende estas coisas dos adultos e a única coisa que ela tem é um coração pequenino que bate como gente grande pelo Sporting Clube de Portugal.

O que fica de positivo é constatar mais uma vez a qualidade da esmagadora maioria dos adeptos do Sporting que com um enorme desportivismo aplaudiram a equipe do CSKA no final, dando uma lição a alguns que festejaram efusivamente esta derrota, e que por serem como são dão fôlego às animosidades que muitos criam contra o seu clube.

Animosidades essas que se transformam em inimizades e que mais cedo ou mais tarde acabam por lhes ser desfavoráveis.

Quem semeia ventos colhe tempestades.

Às vezes mais cedo do que se pensa.

É que o futebol ainda é um jogo em que no início existem sempre onze contra onze e três resultados possíveis e que no final tal como no início a questão se resume a números.

Para bem dos meus amigos benfiquistas, esperemos que no próximo fim de semana não ocorra um daqueles imponderáveis que dão a magia a este jogo e que o transforma numa das maiores indústrias do mundo.

E que por isso é tão exageradamente promovido em alguns países sub-pseudo-desenvolvidos.

Mas isso são outros défices.

domingo, maio 15, 2005

Dedicado aos meus amigos do Benfica

Tal como eu havia previsto sucederam as duas coisas que eu mais temia, e que, conforme muita gente pode testemunhar que é verdade, eu andava a dizer já há várias semanas:

"Se o Sporting fôr jogar à Luz à frente do Benfica perde o jogo."

e

"O 'Labreca' (alcunha do Ricardo no Montijo) vai-nos lixar o campeonato."

Muitos amigos meus sabem que é verdade que eu fiz estas previsões e que infelizmente acertei em cheio.

O que é verdade é que o campeonato está perdido e agora não há nada a fazer.

Esperemos que ao menos ganhem o caneco na Quarta-feira.

Mas compreendo a alegria das hostes Benfiquistas por verem o título tão perto e é compreensível a euforia dos adeptos. Até lhe encontro um certo encanto porque se olhar para isso com alguma empatia entendo os sentimentos dos pobres adeptos que sofrem há onze anos (nós sofremos 18).

Adeptos que, nalguns casos, gastam o dinheiro que têem e não têem num clube que amam, mas que nem sempre tem tido à frente dos seus destinos pessoas com o mesmo amor ao clube, mas sim com objectivos pessoais, e que com métodos nem sempre sérios procuram servir os seus próprios interesses.

É aos verdadeiros adeptos que dirijo estas palavras que embora não sejam do meu clube, não consigo deixar de perceber o que sentem agora. Dirijo-as também aos meus amigos benfiquistas:

Ao Joaquim Varela do desblogueador de conversa, ao Pedro Ribeiro do RCP, ao Sr Jorge das primícias, à minha querida sobrinha Débora de doze anos que sofre pelo Benfica como ninguém, e nunca viu o seu clube ser campeão, ao meu Pai e também a tantos outros amigos e conhecidos que sofrem por algo que influencia de uma forma muito considerável (mais para uns que outros) as suas emoções e o seu estado de espírito.

No entanto devo também preveni-los do seguinte:

Ainda falta uma jornada e o Benfica ainda não é campeão. E este campeonato já tem provado que a lógica não faz parte do futebol.

Conforme o Sr José Peseiro deve ter aprendido neste jogo (foi mais um passo na sua aprendizagem como treinador que ao longo da época tem tido uma evolução notória e significativa) o futebol é um jogo no qual o que conta é meter golos, e eles às vezes acontecem quando menos se espera.

Basta um segundo de desconcentração, um excesso de confiança no salto, e um gigante por perto, e a bolinha entra.

Bolinha sim, que comparando com a baliza é muito pequenina, e o mais provável é que se lhe dão pontapés e cabeçadas na direcção da baliza durante noventa minutos, existe uma grande probabilidade dela entrar lá dentro nem que seja no último segundo.

Mas isso o Peseiro já deveria ter aprendido na Holanda contra o AZ Alkmar. Mas a euforia dos festejos da presença na final devem tê-lo distraído. Mas enfim eu não quero criticar mais o Peseiro. Devo dar-lhe o benefício da dúvida pelo que fez até aqui.

Independentemente de tudo isto é inevitável recordar um post que fiz à dias e no qual coloquei uma grande dose de ironia, mas ao pensar nele não posso deixar de fazer as seguintes questões:

- Porque é que o Sr Simão Sabrosa pode na primeira parte chamar FDP ao árbitro assistente, e o Sr Jorge Costa pode fazer o mesmo 500 vezes por jogo (no mínimo) e muitos outros também, mas o Sr Beto não pode? Eu acho uma atitude antidesportiva e condenável no caso dos jogadores chamarem FDP ao árbitro, mas porque é que uns são punidos com vermelho e outros não?

- Porque é que em noventa por cento dos casos em que um jogador adversário toca nem que seja ao de leve ou até se aproxime a menos de cinco centímetros do guarda redes na pequena área o árbitro marca falta e neste caso se aplicaram os dez por cento? Embora volto a dizer que na minha opinião a culpa foi essencialmente do Ricardo, embora tenha havido contacto entre os dois jogadores. Porque é que desta vez esse contacto não foi suficiente para ser falta?

- Porque é que o Boavista, que já não está a competir para ganhar absolutamente nada, tem dois jogadores influentes na equipa expulsos num só jogo?

Respondam-me se souberem. Pode ser que as vossas respostas me convençam, não presumo ser o dono da verdade.

No entanto se não me convencerem serei tentado a retirar a ironia toda do post intitulado "A teoria da conspiração" publicado n' A Matriz no passado dia 04 de Maio.

Entretanto para curar as feridas resultantes deste derby e para me prevenir do gozo dos adeptos adversários, vou refugiar-me na táctica que aprendi com alguns dos meus amigos Benfiquistas (e especialmente com o meu pai) quando perdem:

"Eu até nem ligo ao futebol, eles é que ganham o dinheiro..."

sábado, maio 14, 2005

Disclaimer

Para que conste e para evitar mal entendidos, a recente avalanche de posts sobre futebol aqui n' A Matriz, que conforme já disse são motivados pelas circunstâncias especiais que têm ocorrido no que ao fenómeno futebolístico diz respeito, têm abordado com alguma ironia o tema, porque esse é um dos encantos que apaixona os adeptos de futebol: ou seja gozar com os adversários.

No entanto quero deixar bem claro o meu real entendimento sobre isto e sem ironias.

Hoje vai-se jogar um desafio importante para o desfecho final do campeonato.

Nesse duelo vão estar as duas equipas mais competitivas deste campeonato, independentemente do potencial de ambas que é completamente diferente.

Estas duas equipas protagonizaram os encontros mais emocionantes e espectaculares desta época tendo ganho num caso uma e no outro caso a outra, independentemente da justiça de ambos os resultados.

Este encontro não vai decidir nada independentemente do resultado. Ainda falta mais uma jornada, essa sim decisiva. (A menos que o Porto não ganhe o jogo deste fim de semana)

Ambas as equipas poderão no fim do jogo e no fim da época festejar uma vitória.

Independentemente da justiça, da qualidade do futebol praticado por cada equipa, das manobras sujas ou não, da ética desportiva - seja do que fôr! - O que conta é a bolinha que entrar na baliza e o que ficar registado na ficha do jogo no final.

E são estas razões que fazem do jogo de hoje o mais interessante e emocionante de sempre, pelo menos desde que me lembro.

Esta é a minha opinião sem ironias e sem picar os adversários, que é um dos atrativos de ser adepto de um clube, porque é esse um dos benefícios que eles (os adeptos) tiram desta indústria (a do futebol) já que não ganham absolutamente mais nada com isso, e essa vantagem vale o que vale e não vale o mesmo para todos os adeptos. Para os que não são adeptos do futebol e fazem questão de o dizer porque são muito cultos e não ligam a estas coisas que a ralé gosta, então isto não tem mesmo valor nenhum. Mas não é para esses que fiz este post. Eles também não o lêem... ou não.

domingo, maio 08, 2005

A festa do SCP no Porto

Tive oportunidade de fotografar (e filmar) a festa dos adeptos do Sporting em plena praça de Lisboa, na bela cidade do Porto.

Aqui deixo uma pequena amostra sem mais comentários.

Cliquem nas imagens para aceder a mais fotos e a um pequeno vídeo da festa.

O cão-peão

Os donos do cão-peão

Escândalo em Penafiel - Até N(doy)e

É verdade. Foi um escândalo. Ao que parece ninguém do penafiel, nem dirigentes nem equipa técnica nem jogadores (especialmente um tal de Ndoye) foram informados do facto de que o benfica é o campeão antecipado esta época. (Ler post anterior)

É estranho esta aparente distracção porque os benfiquistas já andam a fazer a festa há várias semanas. Será que 14 milhões (segundo o jornal do benfica) de adeptos em delírio criando uma onda vermelha passam assim tão despercebidos???

O atrevimento foi tal que nem o facto de os dirigentes do benfica levarem t-shirts com a frase "Faltam 270 minutos para o título!" foi suficiente para o penafiel se aperceber dessa inevitabilidade que é o clube das glórias passadas chegar ao fim deste campeonato à frente de todos os adversários.

Será que os dirigentes do penafiel não estão a par dos investimentos já feitos em cachecóis e bandeiras e outro merchandising alusivo à conquista deste campeonato? O que é que se vai fazer a esse material caso o benfica não ganhe o título? Acho que existe aqui motivo suficiente para o benfica processar o penafiel caso isso venha a acontecer. É por estas e outras que o futebol está como está e que o país não vai para a frente. Viva o benfica.

P.S. - Peço desculpa aos que não gostam de futebol e que se insurgem contra o excessivo destaque dado ao tema ultimamente, mas as circunstâncias assim o exigem. Sugiro a essas pessoas que não visitem blogs que falem disso e que visitem aqueles onde se fala só de política e livros e quadros e coisas do género que eu também gosto mas desculpem lá eu também gostar de futebol. É mais forte do que eu.

quarta-feira, maio 04, 2005

A teoria da conspiração

Ainda sobre o assunto do post anterior gostaria de expressar aqui o que já venho a repetir à algumas semanas atrás.

Este ano o Benfica TEM DE SER campeão nacional.

Porquê?

Porque é essencial para a economia deste país que assim seja. Já muita gente (incluindo ao mais alto nível dos que nos governam) percebeu que o futebol é uma indústria que movimenta milhões e que garante milhares de postos de trabalho de forma directa e indirecta. Além do mais nos últimos anos o futebol tem sido para Portugal um meio inigualável de promover o país e de motivar os portugueses, que, conforme sabemos vêem no futebol uma das poucas fontes de orgulho nacional.

Ora os adeptos do Benfica são, na sua maioria em termos estatísticos, completamente fanáticos pelo Benfica, ou por outras palavras, vêem no seu clube uma das poucas razões para se sentirem superiores, já que normalmente têem vidas um pouco tristes e o seu clube é a única coisa que lhes pode dar alguma alegria.

Isto significa que há dez anos que uma larga fatia da população activa em portugal (porque embora não sejam seis milhões são de facto muito mais numerosos do que os adeptos de outros clubes) mas dizia eu, uma larga fatia da população que ocupa lugares chave na sociedade tais como trolhas, operários fabris e outros trabalhos que deveriam produzir riqueza para o país, vive há dez anos uma angústia que lhes tolhe o ânimo e que por isso os impede de render o que os seus patrões (que geralmente são Sportinguistas ou Portistas o que agrava a situação) gostariam e/ou exigem.

Assim chegamos à conclusão óbvia que quando o Benfica fôr campeão isso terá um impacto determinante na produtividade do país e consequentemente na sua economia.

E isso explica muito do que tem acontecido nos últimos tempos.

(Se este não foi o post mais reaccionário e provocador que fiz até hoje andará lá perto. Não o levem muito a sério se faz favor. eheheh)

terça-feira, maio 03, 2005

Não fui eu que disse...


Um Benfiquista que pensa e diz o que pensa escreveu:

"O nosso lado

Sou do Benfica. Sócio e tudo. Mas isso não impede que fique incomodado quando percebo que o Benfica é favorecido pelos árbitros. Eu quero que o Benfica ganhe, mas que ganhe porque merece, e não por causa de erros e trafulhices.

Claro que os benfiquistas não admitem que se escreva isto. Um benfiquista que escreva isto, dizem, «não é realmente do Benfica».

Conheço bem esse processo. Alguns católicos e direitistas também garantem que eu não sou realmente católico e que não sou realmente de direita. Porquê? Porque não me coíbo de criticar o nosso lado. Ora, segundo me explicam, nunca se deve criticar o nosso lado. [P.M.]"
- Publicado no Blog 'Fora do Mundo' por Pedro Mexia em 1 de Maio de 2005

Infelizmente os benfiquistas (e não só) que só vêem o vermelho (ou verde ou azul) à frente são incapazes de ver o mundo com uma cor diferente da deles. E é pena.

Já agora dêem uma vista de olhos aqui e vejam qual é o melhor clube português da actualidade segundo o IFFHS.